JEET KUNE DO e SAVATE

Jeet Kune Do

Jeet Kune Do (o caminho do punho interceptador), em Chinês: 截拳道, é um sistema de arte marcial desenvolvido pelo mestre de artes marciais e ator, Bruce Lee, sendo a síntese de seu pensamento filosófico que possui raízes no Taoísmo e no Zen Budismo.
Inovador e radicalmente à frente de seu tempo em sua formação e métodos de ensino, Bruce Lee desenvolveu um sistema de artes marciais e estratégia de luta que não perdeu nada de sua eficácia ao longo dos últimos 40 anos. Enfatizando as “distâncias de combate" os alunos são ensinados a fluir com confiança e naturalidade entre a distância de pernas para distancia de socos e para as distâncias de trapping e grappling.
O Jun Fan Gung Fu - Jeet Kune Do é conhecida por sua economia de movimento e integração das artes e distâncias. Atributos naturais, como a coordenação, timing, velocidade, resistência, força e agilidade são trabalhados pelo ensino inovador e métodos de treinamento desenvolvidos por Bruce Lee. Preservado e ensinado hoje por seu amigo, estudante e parceiro de treinamento Dan Inosanto, Jun Fan Gung Fu - JKD ensina os meios para prosseguir eficazmente na linha mais direta de ataque. Uma vez que um ataque foi lançado não há pausas ou interrupções. Quando uma técnica se aproxima da conclusão, esta se mistura na próxima e continua em um movimento fluido até que o conflito seja resolvido.
Jun Fan Gung Fu - JKD (Jeet Kune Do) fornece os métodos de treinamento básico, técnicas, estratégias, princípios e conceitos para o combate e proteção pessoal. As bases de Jun Fan Gung Fu iram prepará-lo para o seu próprio caminho pessoal de lutar.
O sistema marcial Jeet Kune Do pretende demonstrar que a ação do homem não tem limites, mas simples patamares que este deve atingir e superar. Ao colocar limites em todos os atos físicos e até mesmo psicológicos, o homem não consegue libertar-se e essa é uma barreira que deve ser ultrapassada. Nesse sentido, o Jeet Kune Do é um sistema que visa melhorar o desempenho em combate ao observar todos os caminhos possíveis, ensinando ao praticante a superação de si mesmo em todos os aspectos e o valor da liberdade alcançada através desta autossuperação.

Savate

Savate (pronuncia-se 'Sa-vat' é também conhecido como 'Boxe Française - Savate') é um método de combate usando os pés e as mãos com uma história que remonta na sua forma atual, ao início do século XIX. Tecnicamente chamado La Boxe Francaise, Savate emprega chutes graciosos e combinações de ataques eficazes de mãos e pés em uma arte de kickboxing verdadeiramente única.
Durante a primeira metade de 1800, Charles Lecour (1808-1894), combinou Boxe Inglês ('Boxe Anglaise') com métodos Franceses de chutar. Estas foram tiradas dos velhos métodos de luta de rua de "savate" (uma gíria para "sapato velho" ou “bota velha”.) e o estilo mais extravagante de 'Chausson' (o nome do sapato plataforma de um marinheiro) também conhecido como 'Jeu Marseillais' (Esporte Marselha).
Embora exista contato total em Savate, é sempre controlado e gracioso. Savate tem uma qualidade estética, que inclui rigor e harmonia, bem como graça e elegância.
Hoje em dia, Boxe Francês - Savate é composto de duas partes inseparáveis: Boxe Francês e Savate. Boxe Francês é luta esportiva com regras, com o uso de luvas (semelhante ao Boxers), Chaussures (botas de Savate) e Integrales (um terno macacão). Savate, no entanto, não tem regras, pois ele é concebido como um método de all-in lutando por autodefesa.
A "Canne de Combat" ou "Canne d'Arme" é um produto da história e da cultura francesa. Foi desenvolvido no início do Século XIX como uma disciplina de Autodefesa e foi especialmente usado por classe alta "burguesa" senhores nas grandes cidades inseguras, como Paris.
A história da disciplina está intimamente ligada ao desenvolvimento das técnicas de Boxe Francês - Savate que no início utilizava chutes e mais tarde sob a influência dos britânicos incorporou também socos. Senhores treinados nas técnicas de Savate adquiriram domínio sob canne como uma forma de combater a partir de certa distância, bem como perto juntamente com combate de kickboxing.
A canne estava nas mãos dos homens da cidade, enquanto o baton estava nas mãos de homens da fazenda.

Currículo do docente

Paulo J. M. Pereira: Instrutor de Jun Fan Gung Fu – Jeet Kune Do e Inosanto LaCoste Kali, membro da AFJKD et KALI (Associação Francesa de Jeet Kune Do e Kali) e aluno de Sifu/Guro Salem Assli. Instrutor Iniciador de Boxe Francês - Savate membro da C.A.O.B.F.S. (Associação Californiana de Boxe Francês – Savate) aluno do Professor Salem Assli. Graduado em Muay Thai (World Thai Boxing Association), Nível 1, pelo Professor Salem Assli. Paulo Pereira é Representante do Professor Salem Assli e de suas Associações no Brasil, Rio de Janeiro. Instrutor de Libre Knife Fighting System, graduado pelo Representante Nacional para o Brasil, Felipe de Paulo. Graduado em Eskrima Balintawak, foi também aluno do professor Herbert "Dada" Inocalla, do Arnis Maharlika e Instrutor Representante para o Estado do Rio de Janeiro do Sistema de autodefesa da SOTAI (MSDF, MSDF e MS2), aluno do fundador Ricardo Nakayama. Praticante de Iwama Ryu Aikido, aluno do Sensei Tristão da Cunha e de Sensei Carlos Nogueira; Possui experiência em Esgrima Histórica como aluno do professor João Maia (Sala D’ Armas Espada Lusitâna) e Krav Maga, como aluno do Professor Pablo Carusso (IKMF). Além de organizar regularmente seminários com seus Professores no Estado do Rio de Janeiro (quando também aproveita para ter aulas privadas) e Brasil, Paulo Pereira viaja periodicamente para fora do Brasil a fim de participar de treinos intensivos, seminários e acampamentos de treino com seus Professores.

Contato:
Paulo J. M. Pereira
WhatsApp: (21) 99829-0574
Instagram: https://www.instagram.com/kaliriooficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulo93pereira/

Kanji